Todo microempreendedor e dono de negócio local que também está à frente da criação de conteúdo e divulgação da sua empresa nas redes sociais, precisa entender o conceito de funil de vendas.
Além disso, saber usar o funil de vendas como estratégia de marketing, é fundamental para criar conteúdo no Instagram e demais redes sociais de maneira precisa e que assim, gere resultados.
O que é funil de vendas?
Um funil de vendas é uma estratégia de marketing usada para gerar leads e convertê-los em clientes.
Assim sendo, o funil de vendas é composto de várias etapas, que ajudam você a atingir seu público-alvo de maneira eficaz e vender para ele.
Cada estágio do seu funil de vendas contém táticas específicas que você pode usar para aumentar suas chances de converter leads em clientes.
1) Ao configurar sua estratégia de marketing, você deve começar identificando seu público-alvo.
2)Em seguida, você deve identificar suas necessidades e desejos para poder criar uma solução que atenda a suas necessidades e interesses.
3)Depois, você deve compartilhar essas informações com clientes em potencial para criar confiança e relacionamento com eles.
4)Por fim, a etapa final é a de conversão, ou seja, de vendas para esses clientes, que possivelmente estarão satisfeitos, como resultado, você verá o aumento do volume de negócios.
Mas, para você fixar melhor esse conceito, vou falar um pouco das etapas do funil de vendas.
O funil de vendas: explorando as etapas
O funil de vendas é uma maneira lógica de abordar ligações não solicitadas e outras técnicas de marketing direto.
É um passo lógico desde promover seu produto até persuadir os compradores interessados a comprá-lo. É também uma maneira de construir seu mercado-alvo passo a passo, à medida que adiciona novos recursos ao seu produto.
Essencialmente, o funil de vendas é uma ferramenta para construir o seu negócio, um cliente de cada vez.
Um funil de vendas é uma maneira lógica de abordar ligações não solicitadas e outras técnicas de marketing direto.
Topo do funil de vendas
Aqui, é onde se cria conteúdos mais informativos, por exemplo, o que significa marketing de conteúdo, ou o que é criação de landing page.
Em outras palavras, no topo do funil de vendas, você estará falando de forma mais abrangente, sobre um problema que sua persona (ou público-alvo) ainda não o reconhece de fato.
Contudo, as informações do seu conteúdo do topo do funil, a farão se identificar com um possível problema, reconhecendo então, que possui uma dor (necessidade ou demanda).
Meio do funil de vendas
É no meio do funil de vendas que a pessoa entende que tem uma dor, um problema a ser resolvido, ou mesmo um desejo, em que passa a pesquisar quem irá ajudá-la.
Ou seja, quem será a empresa ou empreendedor que ela vai escolher para comprar um produto ou solicitar um serviço.
Nessa etapa do funil, o lead busca por recomendação de amigos e familiares, e claro faz uma boa pesquisa no Google.
É nesse momento que se percebe a importância de ter um site próprio, já que a busca por intenção ocorre na internet e não nas redes sociais, como se imagina.
No Instagram e Facebook, ocorre a chamada mídia de atração: que não há intenção em engajar no primeiro momento, mas sim, algo chama a atenção do usuário que passa a seguir o perfil ou interagir de alguma forma com o conteúdo visualizado.
É possível que no meio do funil do vendas o lead já tenha interagido com o seu conteúdo de e-mail, post na rede social ou ainda, solicitado mais informações pelo WhatsApp comercial.
E claro, o atendimento ao lead é TUDO! Você tem que estar preparado para essa etapa do funil e aproveitar a chance de conquistá-lo.
Fundo do funil de vendas
E chegamos ao funil do vendas: o lead se torna cliente em potencial: sabe o que quer e tem quase certeza de quem poderá lhe atender na sua necessidade.
Essa etapa é fundamental ter conteúdos que quebram objeções comuns como preço, funcionalidade, garantia, pós venda, durabilidade etc.
Logo, tais dúvidas podem ser fatais para as vendas, portanto, o time de vendas precisa ter na ponta da língua todas as respostas sobre o produto ou serviço, além de apresentar os benefícios ao cliente.
Fechada a negociação, você cria relacionamento e, eventualmente, converte compradores interessados em clientes pagantes, fornecendo informações de valor agregado, demonstração de produtos e assim por diante.
No final do processo de conversão, você vendeu seu produto e ganhou uma venda.
Vídeo sobre funil de vendas e suas etapas
Para complementar o seu estudo sobre funil de vendas e suas etapas, fiz esse vídeo bem curto, que vale a pena assistir até o final.
Aprender sobre o funil de vendas é importante, pois, por meio desse conhecimento você começa a compreender quem é o seu público-alvo e qual a sua necessidade.
Dessa forma, é possível criar vários conteúdos de valor à sua audiência, que elevam sua reputação, onde posteriormente você consegue fazer anúncios no Google e redes sociais com maior taxa de sucesso.
Aprender sobre funil de vendas é essencial para empreendedores, e a prática é a melhor forma de entender seu público alvo e suas dores, facilitando assim a entrega de produtos e serviços adequados em questão de preço e demanda, tornando o seu negócio um sucesso.
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